segunda-feira, 7 de junho de 2010

A caridade: O que é caridade? O que é ser caridoso? Como fazer a caridade?

Ouvimos muito falar da caridade, que a caridade é um dos principais objetivos do Cristão, que fora da caridade não há salvação, que Deus é amor e caridade. Mas o que é caridade? E o que é ser caridoso com alguém? E como podemos praticar a caridade? E o que não é caridade ou é falsa caridade?

Será que a caridade consiste em dar uma esmola a alguém necessitado? Só a isso? Uma moeda para um pão?

Para podermos agir a caridade e não apenas falarmos dela (convém praticar e não apenas falar) é preciso que compreendamos o que é a caridade, para conhecermos o sentido e o alcance desta prática cristã tão recomendada.

No dicionário, caridade significa:

"1 virtude teologal que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante
2 Derivação: por metonímia.
ato pelo qual se beneficia o próximo, esp. os pobres e os desprotegidos
3 disposição favorável em relação a alguém em situação de inferioridade (física, moral, social etc.); compaixão, benevolência, piedade
4 Derivação: por metonímia (da acp. 1).
donativo ou ajuda que se dá aos pobres; esmola, benefício" (HOUAISS, 2009)

Percebe-se que a caridade, no conceito do dicionário, tem ligação com o amor ao próximo, a beneficiar e favorecer ao próximo, especialmente os necessitados, a ajudar e ter compaixão, benevolência e piedade para com nossos semelhantes. Mas não podemos deixar de constatar que o conceito do dicionário nos passa a idéia de que a caridade é praticada em relação a alguém que está necessitado, como a pessoa pobre e doente. Como ajudar alguém que está em situação de "inferioridade".

Mas será que só praticamos a caridade quando há alguém em situação "inferior" à nossa? Será que somos superiores a qualquer irmão nosso? Será que somos melhores do que outros irmãos?

No sentido Cristão, caridade se confunde com amor cristão. A palavra utilizada, em grego antigo, era "ágape", que pode significar tanto "amor" quanto "caridade" nas traduções dos Evangelhos (há versões das traduções que utilizam "amor" e outras "caridade").

Recorrendo aos Evangelhos, percebemos que a caridade (ou o amor, conforme a tradução) é retratada em diversas passagens:

Romanos 13:10
O amor não faz mal algum ao próximo; o amor é, pois, o cumprimento da lei.

1 Coríntios 13:1
Se eu falar as línguas dos homens e dos anjos, e não tiver caridade, tenho-me tornado como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

1 Coríntios 13:2
Se eu tiver o dom de profecia, e souber todos os mistérios e toda a ciência; se tiver toda a fé a ponto de remover montes, e não tiver caridade, nada sou.

1 Coríntios 13:3
Se eu distribuir todos os meus bens em sustento dos pobres, e se entregar o meu corpo para ser queimado, se todavia não tiver caridade, isto nada me aproveita.

1 Coríntios 13:8
A caridade jamais se acaba; mas quer haja profecias, desaparecerão; quer línguas, cessarão; quer ciência, desaparecerá.

1 Coríntios 13:13
Mas agora permanecem estas três: a fé, a esperança, a caridade; porém a maior destas é a caridade.

1 Coríntios 14:1
Segui a caridade; contudo aspirai aos dons espirituais, porém sobre todos ao de profecia.

1 Coríntios 16:14
Todas as vossas obras sejam feitas em caridade.

2 Coríntios 8:8
Não o digo como mandamento, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade também da vossa caridade;

Gálatas 5:6
Pois em Cristo Jesus nem a circuncisão vale coisa alguma, nem a incircuncisão; mas a fé que opera por amor.

Gálatas 5:22
Mas o fruto do Espírito é a caridade, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade,

Colossenses 3:14
e sobre tudo isto revesti-vos do amor que é o vínculo da perfeição.

1 Tessalonicenses 3:6
Mas acabando Timóteo de voltar do meio de vós e trazendo-nos boas notícias da vossa fé, do vosso amor, e de que sempre nos tendes em boa lembrança, com muito desejo de ver-nos, assim como nos sucede igualmente para convosco;

1 Tessalonicenses 4:9
Acerca do amor fraternal não tendes necessidade de que se vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus em amar-vos uns aos outros;

1 Tessalonicenses 5:8
Mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

2 Tessalonicenses 1:3
Devemos dar graças a Deus sempre por vós, irmãos, como é justo, porque a vossa fé aumenta sobremaneira e o amor de cada um de todos vós cresce reciprocamente,

1 Timóteo 1:5
¶ Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma consciência boa e de uma fé não fingida;

1 Pedro 4:8
tendo antes de tudo ardente caridade uns para com os outros, porque a caridade cobre a multidão dos pecados;

2 Pedro 1:7
à piedade, o amor dos irmãos; e ao amor dos irmãos, a caridade.

1 João 4:18
No amor não há medo, mas o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo envolve castigo; e aquele que tem medo, não é perfeito no amor.

Provérbios 10:12
O ódio excita contendas, Mas a caridade cobre todas as transgressões.

Romanos 14:15
Se por causa da comida o teu irmão se entristece, já não andas segundo a caridade. Não faças perecer pela tua comida aquele por quem Cristo morreu.

1 Coríntios 4:21
Que quereis? que eu vá ter convosco com vara, ou com caridade e espírito de mansidão?

1 Coríntios 8:1
Quanto às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas a caridade edifica;

2 Coríntios 8:7
Mas como abundais em tudo, em fé, em palavra, em ciência, em toda a solicitude, em nosso amor para convosco, vede que assim abundeis também nesta graça.

2 Coríntios 8:24
Dai-lhes, portanto, diante das igrejas prova do vosso amor e da nossa glória a vosso respeito.

Gálatas 5:13
Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade: porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, mas num espírito de amor sede servos uns dos outros.

Efésios 4:15
mas praticando a verdade em amor, cresçamos em todas as coisas até chegarmos a ele, que é a cabeça, Cristo,

1 Timóteo 2:15
entretanto ela será salva no dar filhos ao mundo, se permanecer na fé, no amor e na santidade com moderação.

1 Timóteo 4:12
Ninguém despreze a tua mocidade, mas torna-te o exemplo dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.

1 Timóteo 6:11
Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão.

2 Timóteo 2:22
Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro.

2 Timóteo 3:10
Tu, porém, seguiste de perto o meu ensino, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança,

Tito 2:2
Exorta os velhos a que sejam sóbrios, circunspectos, prudentes, sãos na fé, no amor e na perseverança;

Filemom 1:5
ouvindo o teu amor e a fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos;

Filemom 1:7
Pois tive, irmão, muita alegria e conforto no teu amor, porque os corações dos santos foram reanimados por ti.

Hebreus 6:10
Pois Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e da caridade que mostrastes para com seu nome, quando servistes e ainda servis aos santos.

Hebreus 13:1
Permaneça a caridade fraternal.

1 Pedro 5:14
Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz a todos vós que estais em Cristo.

1 João 4:16
Nós temos conhecido e crido o amor que Deus tem em nós. Deus é amor; aquele que permanece no amor, permanece em Deus, e Deus permanece nele.

Mateus 24:12
e por se multiplicar a iniqüidade, resfriar-se-á o amor da maior parte dos homens.

Romanos 15:30
Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações por mim a Deus,

2 Coríntios 2:8
Por isso vos rogo que confirmeis a vossa caridade para com ele;

Efésios 1:4
assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e sem defeito perante ele,

Efésios 1:15
Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos,

Efésios 4:2
com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em caridade,

Efésios 6:23
Paz aos irmãos, e amor com fé, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:9
Isto rogo, que vosso amor cresça cada vez mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento;

Filipenses 1:16
estes por caridade, sabendo que estou posto para a defesa do Evangelho,

Colossenses 1:4
desde que ouvimos a vossa fé em Cristo Jesus e o amor que tendes a todos os santos,

Colossenses 1:8
o qual também nos declarou o vosso amor no Espírito.

Colossenses 2:2
para que os seus corações sejam confortados, estando unidos em amor e para conseguir todas as riquezas da plena certeza do entendimento, para reconhecerem o mistério de Deus, Cristo,

1 Tessalonicenses 1:3
lembrando-nos sem cessar diante do nosso Deus e Pai da vossa obra da fé, do trabalho do amor e da firmeza da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo;

1 Tessalonicenses 3:12
O Senhor vos faça crescer e abundar no amor de uns para com os outros e para com todos, como também nós o fazemos para convosco, 2 Tessalonicenses 3:5 O Senhor, porém, vos dirija os corações no amor de Deus e na fortaleza de Cristo.

Filemom 1:9
contudo prefiro apelar para ti em nome deste amor, sendo, como sou, Paulo, velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus.

Hebreus 10:24
e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,

1 Pedro 1:22
Uma vez que tendes purificado as vossas almas na vossa obediência à verdade que leva ao amor não fingido dos irmãos, de coração amai-vos uns aos outros ardentemente,

Judas 1:2
Misericórdia, paz e caridade vos sejam multiplicadas.

Apocalipse 2:19
Sei as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e os teus serviços e a tua perseverança, e que as tuas últimas obras são mais numerosas do que as primeiras.

Provérbios 19:22
O que faz um homem desejável é a sua benignidade, Mais vale o pobre do que o mentiroso.

Lucas 11:42
Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças, e desprezais a justiça e o amor de Deus; estas coisas, porém, devíeis fazer sem omitirdes aquelas.

2 Timóteo 1:13
Conserva o modelo de sãs palavras que de mim ouviste na fé e no amor que há em Cristo Jesus.

Tito 3:4
Mas quando apareceu a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens,

1 João 3:1
Vede que amor o Pai nos tem mostrado, para que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu a ele.

1 João 3:16
Por isto conhecemos o amor, porque Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

1 João 3:17
Mas aquele que tiver bens do mundo e vir seu irmão em necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como permanece nele o amor de Deus?

1 João 4:7
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; todo aquele que ama, é de Deus, e conhece a Deus.

1 João 4:8
Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em que Deus enviou a seu Filho unigênito ao mundo para que vivêssemos por meio dele.

1 João 4:10
O amor consiste, não em termos nós amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós e enviou a seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

1 João 4:12
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós perfeito.

1 João 4:17
O amor é perfeito em nós, para que tenhamos coragem no dia do juízo; porque assim como ele é, nós somos também neste mundo.

1 João 5:3
Pois este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos,

2 João 1:3
A graça, a misericórdia e a paz da parte de Deus Pai, e da de Jesus Cristo, Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.

2 João 1:6
Este amor consiste em andarmos segundo os seus mandamentos; e este mandamento consiste, conforme ouvistes desde o princípio, em andardes neste amor. 3

João 1:6
os quais dão testemunho do teu amor diante da igreja, aos quais farás bem se ajudares na sua viagem de um modo digno de Deus;

Judas 1:12
Estes são os cachopos em vossos agapes, quando banqueteiam convosco sem medo, pastores que se apascentam a si mesmos; nuvens sem água, levadas pelos ventos; árvores do outono, sem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas;

Judas 1:21
guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Apocalipse 2:4
Eu, porém, tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

Em cada passagem, conforme a tradução dada ao texto, a palavra amor poderá ser interpretada como caridade.

Como a própria semelhança de significados demonstra, a caridade se assemelha ao amor, a amar o próximo e fazer a ele o que a pessoa gostaria que lhe fizessem, é agir bem, com respeito e cuidado para fazer o bem ao próximo.

Não só com as pessoas necessitadas é que podemos praticar a caridade. Com estas a necessidade é mais urgente e devemos, como cidadãos e cristãos, atendê-los da melhor maneira possível, não só dando a esmola, mas principalmente lutando para que nossa sociedade e instituições governamentais tenham maior preocupação e efetividade no combate às desigualdades sociais gritantes e a miséria material e educacional de nossos irmãos. E, se possível, não só dar o pão, mas ajudar aquele irmão a recuperar sua dignidade, tendo acesso aos direitos sociais, em especial à alimentação (que, recentemente, virou direito social na Constituição Brasileira, no art. 6º), à moradia, ao lazer e outros direitos essenciais para uma vida digna.

Mas a caridade pode e deve ser praticada em cada segundo de nossas vidas. A cada pensamento, gesto, ato, palavra escrita ou falada podemos ser caridosos. Podemos amar nossos irmãos, respeitá-los, agir bem como cada um, observando que não somos melhores do que ninguém e que sempre podemos aprender e também ensinar no nosso convívio como os semelhantes. Devemos respeitar cada pessoa, independentemente do que acredita, pensa ou faz. As diferenças devem ser respeitadas, até mesmo com pessoas que não acreditam no que acreditamos. Por dever de amor e caridade, devemos fazer cessar a crítica ou os comentários desconstrutivos. Podemos expressar nossa opinião e apontar um rumo nosso, mas não podemos impor e nem julgar que somos melhores, pois, de fato, não somos. Somos todos filhos de Nosso Pai, todos com igual valor a Ele.

Se um irmão nosso se dedica ao mal, merece também o nosso amor e compaixão. Ele deverá responder pelos seus atos, como todo mundo. Sofrerá a aplicação da lei humana correspondente e da lei de Deus, que tudo enxerga e não precisa de testemunhas. Mas esse irmão não é mal por natureza. O mal é uma doença que deverá encontrar cura. E este irmão está doente, por isso precisando do nosso amor e perdão, não se fortalecendo qualquer círculo vicioso se ódios.

Se alguém erra, precisa de nossa caridade. Não devemos ficar apontanto o dedo para os erros alheios. Devemos ajudar este irmão, se ele desejar nossa ajuda. Se não desejar, devemos perdoar e não ficar lembrando dos erros alheios, mas julgando tão somente os nossos erros e pensarmos no que podemos fazer para melhorarmos como discípulos de Jesus Cristo.

Enfim, a caridade é amar todos os nossos irmão como se fossem nossos pais ou filhos, dando amor incondicional e altruísta, que pensa nos outros e não só em si. Cada ser é filho de Nosso Pai. Se amarmos eles, estaremos amando a Deus. Ao contrário, se naõ amarmos os filhos de Nosso Pai, que mérito teremos aos olhos Dele? Pai, eu Te amo, mas faço mal aos Teus filhos, que amas também? Não. Devemos amar cada ser com a importância que tem: cada um é objeto do amor de Deus.

Então, façamos o bem, pratiquemos o amor e a caridade. Pode ser difícil no início, mas um dia acabaremos nos acostumando a vencer nossos velhos hábitos e más tendências e teremos puros nossos pensamentos, coração e atos, como quer Nosso Mestre Jesus e Nosso Pai, que está em todos os lugares e a tudo vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário