sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mãos à obra: Ação Voluntária Francisco de Assis


A caridade em ação:

Ação Voluntária Francisco de Assis

E-mail: grupofassis@brturbo.com.br
Telefone: (51) 33874404
Endereço: Av. Dr. Alberto Vianna Rosa, 246
Bairro: Morro Santana
Cidade: PORTO ALEGRE
UF: RS

Breve perfil e histórico

A Ação Voluntária Francisco de Assis surgiu da vontade de um grupo de amigos em fazer algo pelas crianças carentes da comunidade do Morro Santana. Para conseguir recurso financeiro, montou-se com doações de amigos um brechó, aberto ao público em lugar cedido por um dos voluntários. Com livros doados, foi montada uma biblioteca comunitária para ajudar as crianças da comunidade com reforço escolar. Com a adesão de mais voluntários, novas oficinas foram criadas: artesanato, hora do conto, recreação na praça. As oficinas hoje fazem parte do Projeto Renovação, sempre buscando novos voluntários que possam vir a sanar estas necessidades. O atendimento se iniciou com seis crianças e quatro voluntários. Atualmente, são atendidas 50 crianças no horário inverso ao escolar. As verbas de manutenção provêm de doações e do brechó, que até hoje sustenta a instituição, e das mãos de 47 voluntários que suavizam o trabalho de amor ao próximo.

Missão/Visão

Amparar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; ajudar a desenvolver os valores essenciais através da educação moral, espiritual, intelectual e física, valores estes tão necessários para a formação de seres humanos melhores, a fim de que possamos ter uma sociedade mais justa.

Área de atuação

Com o Projeto Renovação, atende 50 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos das vilas Laranjeiras, Pedreira e Tijuca, em oficinas variadas no período inverso ao escolar, promovendo o desenvolvimento emocional, moral e espiritual das mesmas, através da Oficina do Ser. Também contribui para o desenvolvimento intelectual das mesmas através das Oficinas de Educação. Estimula as atividades físicas através das Oficinas do Esporte Cooperativo. Estabelece vínculos com a leitura por meio da Biblioteca Comunitária e de ações como a Oficina Hora do Conto. Aproxima e inicia crianças e adolescentes no mundo da inclusão digital com a Oficina Teclas Magias, e realiza ainda oficinas de artesanato, educação ambiental e música. Via Atendimento Familiar, realiza palestras, coordena um grupo de ajuda e dá Auxilio Psicológico. O programa Saúde Feminina inclui consultas ginecológicas, exames preventivos do câncer de útero e mamas, distribuição de anticoncepcional e preservativo.

Público-alvo

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e suas famílias, moradores das vilas Laranjeiras, Pedreira e Tijuca, situadas no Morro Santana, em Porto Alegre. São famílias provenientes de cidades do interior que se mudam para a capital na esperança de uma vida melhor, mas que, pela falta de oportunidades, acabam expondo seus filhos ao trabalho infantil, drogadição e prostituição, situação que vem se agravando de forma significativa. O número de crianças ameaçadas pela indiferença e descaso da sociedade ultrapassa a 2.500, todas necessitadas de atendimento.

Ajude doando mantimentos (alimentos), roupas, calçados, material escolar e utensílios. A maior carência ainda é de alimentos. Você também pode ajudar sendo um voluntário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário